Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

Congresso internacional defende integração na cadeia produtiva do trigo

Os problemas da cadeia do trigo pedem maior integração entre produtores e moinhos, conforme as discussões do 19º Congresso Internacional do Trigo, encerrado ontem em Florianópolis (SC) pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). As lideranças argumentam que a pesquisa e o campo precisam avançar para que a indústria possa abrir maior espaço à produção interna.

Os agricultores têm buscado assegurar renda com produção em escala, alegando que a indústria recusa mesmo o produto de qualidade. “A indústria faz uma série de exigências para baixar o preço, e muitas vezes o produtor não tem como brigar por uma condição mais favorável”, afirma Fabiola de Oliveira Kapp, que administra com o marido uma área de trigo de 60 hectares em Palmeira. Ela conta que, nesta safra, garantiu a venda.

A integração começa a ocorrer e o produtor recebe mais por trigo de melhor qualidade, sustenta o presidente da Abitrigo, Sérgio Amaral. Ele afirma que os produtores que apostarem em qualidade, mesmo com menor produção, terão garantia de compra das indústrias. Para o chefe da Embrapa Trigo, Sérgio Dotto, essa mudança vai ocorrer, mas não será imediata. “Podemos produzir no Brasil um trigo de alta qualidade, em todos os níveis desejados”, confia.

Panificadoras

O comércio costuma corrigir o preço uma vez por ano, na época da entressafra, quando o preço do trigo é mais alto. Neste ano, algumas panificadoras cogitam fazer um segundo reajuste, para repassar a elevação no preço da farinha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet