A Nova Rota do Oeste e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram reconhecidos internacionalmente pela estruturação financeira que viabilizou a retomada e a celeridade da duplicação da BR-163/MT. Na noite desta quinta-feira (02), em Nova York, EUA, as instituições receberam o prêmio Financiamento de Infraestrutura do Ano no Project & Infrastructure Finance Awards 2025, promovido pela revista Latin Finance, especializada no mercado financeiro da América Latina.
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O reconhecimento foi concedido pela inovação da operação que estruturou um financiamento de R$ 5,3 bilhões, considerada inédita no setor rodoviário e no mercado de capitais brasileiro. O modelo incluiu a maior emissão de debêntures já realizada para uma concessão de rodovia com garantia firme de diferentes instituições financeiras, além de marcar a segunda maior operação de emissão de debentures do setor de transporte no país.
O financiamento permitiu a acelerar obras de duplicação da BR-163/MT, após o Governo do Estado de Mato Grosso assumir o controle da Concessionária, reorganizar as finanças e renegociar dívidas. Desde então, 100 km de pistas duplicadas já foram entregues aos usuários da rodovia dos 444 km previstos no contrato de concessão. Atualmente, a Concessionária conta com oito contratos de duplicação em andamento, além de obras complementares, como viadutos, retornos e pontes, que modernizam o principal corredor logístico de escoamento da safra mato-grossense.
“Não somente o volume financeiro, mas o prêmio é o reconhecimento do impacto positivo gerado pela aplicação desses recursos na BR-163 e o benefício direto à sociedade, com ampliação da segurança viária para salvar muitas vidas, além de contribuir para a economia de Mato Grosso. Mais do que uma solução financeira, foi a oportunidade de garantir a continuidade da maior obra rodoviária em andamento no Brasil”, destacou o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa.
Representaram a Concessionária no evento, além de Uchoa, o presidente do Conselho de Administração, Cidinho Santos, o gerente de Planejamento Estratégico, João Victor Kohl, e o gerente de Relações Institucionais, Roberto Madureira.
Ao todo, os investimentos previstos para a BR-163 superam R$ 9 bilhões, sendo R$ 1,9 bilhão aportado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos S.A., e o restante proveniente da arrecadação do pedágio. Os recursos garantem o pagamento do financiamento e dos investimentos diretos, assegurando a execução do contrato até 2044.