Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Notícias | Indústria

economia verde

Madeira Sustentável do Centro-Oeste chega a Salvador para desmistificar a produção e uso da madeira no país

Foto: Reprodução

Madeira Sustentável do Centro-Oeste chega a Salvador para desmistificar a produção e uso da madeira no país
Salvador recebe, no dia 19 de novembro, a 5ª edição do Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado, um dos mais importantes eventos do setor de base florestal no Brasil. A iniciativa é promovida pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente - Abema, Sebrae Mato Grosso e Sebrae Bahia. As inscrições são gratuitas.


Leia também
Mato Grosso consolida liderança e fecha safra de algodão com crescimento de 8%


A programação começa no dia 18 de novembro com a Rodada de Negócios, um espaço estratégico para que empresários baianos possam negociar diretamente com os principais fornecedores de madeira do país, fortalecendo as relações comerciais e ampliando as oportunidades para o setor local.

No dia 19 de novembro, o evento traz painéis e debates com especialistas, lideranças do setor e representantes da construção civil e da arquitetura, abordando temas como sustentabilidade, inovação e a importância da madeira como material essencial para um futuro de baixo carbono.

A madeira como aliada da sustentabilidade - Para o presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Estado da Bahia, Jaime Lorenzo, o encontro será uma oportunidade de esclarecer conceitos e valorizar o papel da madeira na economia verde.

"Infelizmente, ao longo do tempo, o consumo de madeira foi associado, de forma equivocada, à destruição de áreas florestais. O Madeira Sustentável será um espaço fundamental para pacificar esse debate e mostrar que a madeira é, entre todos os materiais de construção, o único efetivamente sustentável, renovável e capaz de manter a floresta em pé quando valorizado de forma correta", destaca Lorenzo.

Segundo ele, a Bahia é um mercado dinâmico, que consome madeira em todas as camadas sociais e em diversos segmentos da construção.

"A madeira está presente desde projetos de alto padrão, como condomínios, resorts e residências de luxo até construções populares e habitações sociais. Isso exige uma grande diversidade de espécies e produtos para atender às diferentes demandas. Com a expectativa de crescimento da renda nos próximos anos, a procura por madeira deve aumentar ainda mais", explica.

Lorenzo também ressalta que toda a madeira nativa utilizada no estado tem origem sustentável, proveniente principalmente da região Norte e do Centro-Oeste do Brasil, onde os polos de produção vêm se modernizando e fornecendo não apenas madeira serrada, mas também itens industrializados, ampliando as opções para o mercado baiano.

"O evento será um importante ponto de encontro entre o setor produtivo e as indústrias locais, fomentando negociações, ampliando o uso da madeira e reforçando suas qualidades, como conforto, requinte, segurança e durabilidade nos projetos arquitetônicos e de engenharia", completa.

Agenda sustentável - O presidente do FNBF, Frank Almeida, reforça que o objetivo do evento é construir uma narrativa baseada em fatos e boas práticas, mostrando que a cadeia da madeira é parte da solução para a conservação ambiental.

"A sociedade precisa compreender que, quando a madeira é manejada de forma sustentável, a floresta ganha valor econômico e se mantém viva. Nosso desafio é compartilhar informações claras, combater preconceitos e mostrar que a madeira nativa brasileira pode ser protagonista em um modelo de desenvolvimento que une conservação e geração de renda", afirma Almeida.

Para o presidente do Cipem, Ednei Blasius, o encontro em Salvador amplia o diálogo entre os principais produtores do país e os mercados consumidores.

"O Brasil possui uma legislação ambiental rigorosa, que permite o uso controlado de apenas 20% da área das propriedades na Amazônia, preservando os outros 80%. O manejo sustentável é a maior prova de que é possível produzir mantendo a floresta em pé. O Madeira Sustentável é uma vitrine para esse modelo e uma oportunidade de aproximar os produtores dos profissionais da construção civil, fortalecendo a confiança no uso da madeira", destaca Blasius.

Serviço:

5ª edição do Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado

• 18/11: Rodada de Negócios
• 19/11: Painéis e debates
• Local: Salvador (BA)
• Informações: 65 9 8130-3111
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet