Imprimir

Notícias / Pecuária

Exportação de carne se mantém alta no acumulado do ano apesar de queda no mês de agosto

De Sinop - Alexandre Alves

 O embarque de carne bovina de Mato Grosso para o exterior acumula alta de 27.3% entre agosto e janeiro de 2013, se comparado aos oito primeiros meses do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Conforme o instituto, é o melhor resultado para o período de cinco anos. O volume acumulado até agosto já soma 166,9 mil Toneladas Equivalente Carcaça (TEC) de carne enviada ao exterior, o maior para um período de oito meses, desde 2008. No ano passado foram exportadas, até agosto, 131,2 mil TEC, segundo o Imea.

No mês de agosto houve uma pequena retração nas vendas. Foram embarcadas, no período, 23,4 mil TEC, uma redução de 9,7% em relação ao volume de julho, quando foram enviadas ao exterior 25,9 mil TEC.

Leia mais
Preço do bezerro para reposição em setembro está 13.5% mais caro
Mato Grosso exporta 12% a mais de couros entre janeiro e agosto de 2013

“O destaque do mês foi a redução dos embarques de carne bovina mato-grossense para a China (30,6%) e Venezuela (45,3%), e o aumento dos embarques para a União Europeia (41,2%)”, pontua o último boletim da bovinocultura elaborado pelo Imea.

Apesar da queda de 45,3% nas compras feitas pela Venezuela, aquele país continua sendo o principal destino do produto mato-grossense, para onde foram 44.5 mil TEC entre janeiro e agosto. Em seguida está a China, 32.6 mil TEC, os países do Oriente Médio, 19 mil TEC e, a União Europeia, que levou 16 mil TEC.
Imprimir