Imprimir

Notícias / Agricultura

Área de soja na América do Sul deve ter aumento conservador na casa dos 4%

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A safra 2013/2014 de soja na América do Sul deve ter um incremento conservador de área, na casa dos 4% em relação à atual safra, na qual foram plantados 51,7 mil hectares da oleaginosa, segundo informa o Instituto de Pesquisas Agropecuárias Safras & Mercado.

Governo divulga dados sobre safras de grãos, cana e laranja; acesse e veja análise de 15 culturas

De acordo com levantamento do instituto, o crescimento é exemplo do ocorrido nas três últimas safras e deve acontecer de forma pouco diferenciada nos países produtores, totalizando mais de 54 mil hectares de soja.

São esperados aumentos abaixo da média regional no Paraguai e Bolívia, dentro da média no Brasil, e acima da média na Argentina e Uruguai.

Venda antecipada de soja está abaixo da safra anterior devido aos preços

Em relação à produtividade, as estimativas são otimistas, tanto pela previsão de neutralidade climática quanto pelo avanço na utilização de insumos nas lavouras, relacionado com a melhora no nível de capitalização dos produtores.

Com essas previsões, o Instituto Safras acredita em um potencial de produção avaliado preliminarmente em 160 milhões de toneladas, volume 10% superior ao recorde da safra atual.
Imprimir