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Construção de ECT aumentará capacidade de carga que pode chegar a 14 milhões de toneladas

Da Redação - Vanessa Alves

O Porto de Cáceres, construídos há 40 anos, operou basicamente o embarque de arroz, milho e madeira. Atualmente, as embarcações que atracam no município, localizado a 222 km de Cuiabá, e seguem até o Porto Nueva Palmira no Uruguai, transportam menos de uma tonelada de produtos agrícolas, sendo mais da metade de Mato Grosso.

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Hoje, o estado está perdendo competitividade por conta da deficiência da logística de transporte. A construção da Estação de Transbordo de Carga (ETC) em Santo Antônio das Lendas, um dos maiores gargalos de Mato Grosso, o cenário negativo pode mudar. Com a nova estação, o Porto de Cáceres poderá escoar de imediato metade dos produtos destinados ao mercado exterior produzidos no estado.

A imediata efetivação do Porto foi debatida durante o Fórum de Desenvolvimento da Região de Cáceres, em evento que reuniu autoridades estaduais e federais, especialistas, produtores e investidores de todo o país. 

De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando a hidrovia estiver totalmente em funcionamento a capacidade de cargas exportada, até 2020, será de aproximadamente 14 milhões de toneladas por ano.

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