Imprimir

Notícias / Economia

Mantega diz que governo continuará a tomar medidas para estimular economia

Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo vai continuar a tomar medidas para garantir a retomada do crescimento da economia brasileira. “Posso assegurar que continuaremos a tomar medidas de estímulo e a aumentar a competitividade da economia. Não descansaremos enquanto o crescimento vigoroso não estiver novamente intrincado no país", ressaltou ao participar de premiação a empresários promovida pela revista Istoé, na noite de ontem (16).

Mantega destacou que para estimular os investimentos, o governo tem reduzido impostos e oferecido crédito a valores baixos. “Para viabilizar esses investimentos, temos oferecido uma série de estímulos, sobretudo desonerações e financiamento do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] com prazos longos e juros reduzidos”.

Entre as ações do governo, o ministro citou o Programa de Investimentos em Logística que concederá rodovias e ferrovias à iniciativa privada, além da ampliação do limite de endividamento de 17 estados em R$ 42,2 bilhões.

Mantega lembrou que estão sendo promovidas sucessivas desonerações para o setor produtivo, que em 2012 já somam R$ 45 bilhões, cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). “Para reduzir os custos das empresas brasileiras o governo está constituindo, gradualmente, a desoneração da folha de pagamento que elimina a contribuição patronal ao INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]”, destacou.

Imprimir