Imprimir

Notícias / Geral

Encontro é realizado com o objetivo de acelerar contratações do Crédito Fundiário

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Promovido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o 6º Seminário Nacional do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ocorre em Brasília nesta quinta-feira (08) com o objetivo de proporcionar condições para a implantação das novas medidas visando facilitar a vida do agricultor que pleitear acesso ao crédito, agilizando novas contratações do programa.

Leia também
Além da Ferrugem produtores devem tomar cuidado com Helicoverpa durante vazio sanitário
Equipe do Senar-MT realiza plantão durante Bienal e Mattosinho analisa falta de mão-de-obra qualificada

O secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, declarou que o Governo Federal tem consciência dos entraves que dificultam os processos de financiamento do Crédito Fundiário. “Nosso desafio é buscarmos, juntos, as formas e os mecanismos para mudar essa realidade".

Almeida destacou ainda que é fundamental dar uniformidade aos procedimentos e rapidez às novas contratações do Crédito Fundiário. Em uníssono, representantes dos movimentos sociais (Contag e Fetraf), unidades técnicas, gestores estaduais e agentes financeiros destacaram a importância do seminário para o nivelamento dos processos no momento de retomada das contratações.

A coordenadora da Unidade Técnica do Mato Grosso do Sul, Tânia Regina Minussi, salientou o fato de o seminário reunir gestores, técnicos, agentes financeiros e movimentos sociais para discutir as novas medidas possibilita a unificação das estratégias de execução do programa.

"Essa unificação é de suma importância para a retomada das novas contratações, pois ainda há dúvidas em relação às resoluções, aos regulamentos operativos e manuais operacionais”, avaliou a coordenadora.

Segundo Minussi, existe a expectativa de todas as partes de sair do seminário com propostas de ações e procedimentos que possam auxiliar esta nova etapa do programa.

Novidades

Durante o evento, que começou na terça-feira (06), os participantes foram apresentados ao novo Regulamento Operativo, aos manuais operacionais e as normas técnicas das linhas de crédito do PNCF. No dia seguinte ocorreu explanação das atualizações dos sistemas operacionais e foi feito um balanço das renegociações, revitalizações e individualizações dos projetos do Banco da Terra, Cédula da Terra e Crédito Fundiário.
Imprimir