Imprimir

Notícias / Agricultura

Milho de supersafra é estocado a céu aberto em Mato Grosso

De Sinop - Alexandre Alves

 A colheita da supersafra de milho que está em curso em Mato Grosso já coloca à mostra a falta de estrutura de armazenagem no Estado, com milhares de toneladas de grãos sendo depositadas a céu aberto nas principais regiões produtoras. Em Sorriso (412 km ao Norte de Cuiabá), uma cooperativa já tem 160 mil sacas estocadas ao relento.

Isso acontece porque a maioria das fazendas não tem armazém suficiente para estocar o que colhe. As cooperativas e as empresas que compram o produto também não possuem estrutura suficiente para abrigar o cereal que chega em cima dos caminhões. E, os armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) são destinados aos estoques públicos.

Colheita da safra de milho avança em Mato Grosso e chega aos 56%

A logística de transporte deficitária no país também ajuda a manter os grãos estocados nos pátios das cooperativas e empresas. Em Alto Araguaia (410 km ao Sul de Cuiabá), os terminais ferroviários da América Latina Logística (ALL) não conseguem suportar a demanda que chega das lavouras.

A deficiência dos portos brasileiros contribui com o problema. No Porto de Santos, por exemplo, que é um dos principais canais de exportação do agronegócio do país, o carregamento de navios está em ritmo lento devido ao excesso de chuvas dos últimos dias. Com chuva, os navios não podem receber o milho a granel, pois as esteiras ficam a céu aberto.

Conab leiloa 1 milhão de toneladas de milho produzido em Mato Grosso

Enquanto isso, as máquinas continuam retirando o milho das fazendas em Mato Grosso. Até a última semana, mais de 56% da lavoura já havia sido coletada no Estado, com o município de Lucas do Rio Verde (350 km ao Norte de Cuiabá) liderando a colheita, com cobertura de 80% da área plantada.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os agricultores do Estado plantaram três milhões de hectares com a cultura nesta safra 2012/13 e a produtividade média está em 101 sacas/ha até o momento. A estimativa é que a produção chegue ao recorde de 17.3 milhões de toneladas – crescimento de 11.5% em relação ao ciclo anterior.
Imprimir