Imprimir

Notícias / Economia

Banco Central aponta crescimento econômico de 0,84% em abril

Da Redação - Lucas Bólico

Relatório do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje pela Agência Brasil, aponta que a atividade econômica no país apresentou crescimento de 0,84%, em abril, na comparação com o mês anterior.

Déficit acumulado de R$ 5,3 bilhões já o pior resultado da história
Exportações crescem 12% nos portos do Paraná em 2012

Os dados do IBC revelam ainda que esse foi o segundo mês consecutivo deste anos com expansão do indicador, mas em ritmo menor. Na comparação de março com fevereiro, o crescimento registrado foi de 1,07%. Entre fevereiro e janeiro, houve retração de 0,26%.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a economia cresceu 7,3% (sem ajustes). No ano, o IBC-Br apresentou expansão de 3,2%, e em 12 meses, 1,57%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central é um mecanismo do governo de avaliar e até mesmo antecipar a evolução da atividade econômica no Brasil. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

O acompanhamento do indicador é considerado importante ferramenta do Banco Central para que haja maior compreensão da atividade econômica. Essa avaliação também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic.
Imprimir