Imprimir

Notícias / Economia

Com liquidação de contratos preço da soja despenca 30 pontos na Bolsa de Chicago

De Sinop - Alexandre Alves

 O dia foi de liquidação de contratos por parte das traders na Bolsa de Chicago (Cbot) nesta segunda-feira (15) e os preços da soja despencaram durante o dia, chegando a bater 32 pontos negativos. Ao fechamento do pregão, a queda ficou cravada em 30 centavos de dólar por buschel, para os negócios com vencimento em novembro – cotação de US$ 14.934.

Segundo comentaristas de mercado da Cbot, a expressiva queda está ligada a um ritmo explosivo de exportação, principalmente para a China. “Mas a liquidação dos fundos manteve os ursos no meio-dia de controle”, comentou um analista de mercado daquela bolsa.

Além disso, as inspeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontaram que, na semana anterior, foram notificados 57,8 milhões de bushels contra 45,6 mi/bu na semana anterior. “Apenas 20 milhões de bushels são necessários a cada semana para atender previsão deste ano USDA. Além disso, o ritmo atual de exportação é de 16% da estimativa deste ano USDA versus a média de 5 anos em 8%”, relata o comentarista.


Imprimir