Imprimir

Notícias / Agricultura

Presidenta Dilma lança Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/14

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Primeiro foi o Plano Agrícola e Pecuário. Agora é vez do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, lançado na manhã desta quinta-feira (06), cementar seu espaço na mídia. O plano ficará em vigor pelos próximos 12 meses a partir de julho, e abrange as medidas do governo para os programas voltados aos pequenos produtores rurais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Garantia-Safra. A ação marca o décimo ano de ações específicas voltadas para o setor.

Programas garantem comercialização de produtos da agricultura familiar

De acordo com a assessoria do MDA, a agricultura familiar permite o sustento de 4,3 milhões de unidades produtivas no país. Esse número representa 84% dos estabelecimentos rurais do país, 74% da mão de obra empregada no campo e 33% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária.

Governo investe R$ 4,5 bi e garante comercialização de produtos da agricultura familiar

O governo pretende celebrar, durante o lançamento, ter atingido meta de um milhão de mulheres atendidas pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que fornece documentos às pequenas agricultoras.

Participarão do lançamento ministros, deputados, senadores, representantes da agricultura familiar e assentados da reforma agrária. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nos dez anos do Plano Safra da Agricultura Familiar, a renda do setor cresceu 52%, permitindo que mais de 3,7 milhões de famílias ascendessem à classe média.
Imprimir