Imprimir

Notícias / Pecuária

Mais dois frigoríficos assinam TAC com MPF para regularização da cadeia produtiva

Da Redação - Laura Petraglia

Mais dois frigoríficos de Mato Grosso assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Federal aos frigoríficos instalados em Mato Grosso para a regularização socioambiental da cadeia produtiva da carne.

MPF cobra indenização de R$ 211 milhões para frigoríficos de MT

São eles o Frigovárzea - Frigorífico de Várzea Grande Eireli e Frical Frigorífico LTDA. Durante a reunião para firmar o compromisso, o secretário executivo do Sindicato dos Frigoríficos de Mato Grosso (Sindfrigo/MT), Jovenino Borges, disse que, embora não tenha feito nenhuma pressão sobre os frigoríficos para assinarem o acordo para a regularização da produção da carne, o sindicato acredita que haverá ganhos para todos os atores envolvidos neste processo.

“As empresas estão vindo por conta própria, estão cumprindo as cláusulas do TAC e são parceiras do Ministério Público. Elas acharam melhor aderir ao acordo e nós estamos aqui para somar. Os produtores terão que se legalizar e a assinatura deste compromisso vai contribuir muito na questão ambiental. Eu acho que é um avanço grande o que está acontecendo, um marco para Mato Grosso e toda a cadeia produtiva será beneficiada”, afirmou.

Esses frigoríficos, que abatem diariamente cerca de 250 animais, e assumiram a responsabilidade de comprar matéria-prima apenas de produtores rurais que não cometam desmatamento ilegal, façam a identificação das suas propriedades – por meio de inscrição nos cadastros estaduais existentes – iniciem o processo de licenciamento ambiental e não tenham ocorrência de trabalho escravo, invasão de unidades de conservação, terras indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Já assinaram o acordo com o MPF em Mato Grosso os frigoríficos Carnes Boi Branco LTDA, Agra Agroindustrial Alimentos S/A, Vale Grande Ind. Com. Alimentos S/A (Frialto), JBS/Friboi, Navi Carne Indústria e Comércio LTDA, Frigovárzea – Frigorífico de Várzea Grande Eireli e Frical Frigorífico LTDA.
Imprimir