Imprimir

Notícias / Agronegócio

Estoques mundiais de algodão da próxima safra podem ser os maiores da década

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Os preços baixos do algodão da safra 2011/2012 refletem uma oferta maior que a demanda, já que os estoques mundiais da pluma estão bem abastecidos. Na safra 2012/13, essa reserva deverá ser ainda maior. De acordo com o United States Department of Agriculture (USDA) haverá um aumento de 9,5% nos estoques finais de algodão mundial na próxima safra.

Os dados, divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mostram que esse percentual representa um volume de 16,6 milhões de toneladas. Na safra que se encerra, o registro é de 15,2 milhões de toneladas. São os estoques mais altos dos últimos dez anos.

De acordo com o Imea, “ao longo da última década, houve uma concentração maior de algodão na China, enquanto os estoques dos Estados Unidos, Índia e Brasil foram pulverizados nas últimas safras. Na safra 2011/12, 44% destes estoques permaneceram na China, apenas 11% na Índia e no Brasil, 5% nos Estados Unidos e 29% em outros países”.

Por conta do clima, vazio sanitário do algodão começa mais tarde e vai até novembro

Os preços

O mercado brasileiro de pluma continua apresentando queda nas cotações e baixa liquidez. Os preços da fibra já reduziram mais de 5% no acumulado do mês em todo o Estado.
Imprimir