Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produção de sementes de soja pode ser reduzida em até 40% em Mato Grosso

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

A produção de sementes de soja em Mato Grosso pode ser reduzida este ano em até 40%, segundo estima a Associação dos Produtores de Sementes do Estado (Aprosmat). O dado é preocupante, uma vez que pode significar comprometimento de fatores como custo e qualidade na próxima safra.

A redução de sementes é resultado de desajustes climáticos ocorridos durante a safra de soja. No início do plantio a estiagem atrapalhou o desenvolvimento dos grãos e, no processo de colheita, as chuvas acima da média trouxeram avarias diversas às sementes.

Abrass quer política clara e específica sobre produção de sementes de soja no país

O vice-presidente técnico da associação, Gladir Tomazelli, alerta que, em consequência, a 2ª safra de 2014 deverá ser significativamente afetada, já que os produtos mais afetados foram os grãos de variedades precoces.

“É muito provável que grande parte das áreas que vinham sendo cobertas com variedades precoces sejam cobertas na próxima safra com variedades de ciclo mais longo”, afirma.

Produção de sementes de soja pode ser prejudicada em Mato Grosso se chuvas continuarem

Tomazelli acrescenta que com isso o plantio da 2ª safra será afetado por não encontrar, em muitos casos, a janela ideal para desenvolvimento.

A falta de sementes no mercado mato-grossense também deve significar, pela lei de mercado, uma alta elevação dos preços para o produtor.
Imprimir