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Para alcançar meta, serão investidos pelo menos R$ 2,3 milhões nos próximos dois anos
Agência Estado
O Brasil pretende ampliar as exportações de leite em 30% até 2014. Para isso, serão investidos pelo menos R$ 2,3 milhões nos próximos dois anos, para a execução de ações de promoção comercial do produto no mercado externo. O recorde brasileiro de exportação do leite aconteceu em 2008, com faturamento total de US$ 541 milhões.
Estão previstas missões de prospecção de negócios e parcerias em países como Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes, Venezuela, China, Iraque e Egito.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a qual será formalizada na quinta, dia 21, em Brasília (DF).
Em comunicado, a OCB informa que, atualmente, cerca de 40% da produção brasileira de lácteos passa, em algum momento, por uma cooperativa. O Brasil é o quinto produtor mundial do setor lácteo, com uma produção anual de cerca de 32 bilhões de litros de leite. A atividade leiteira está presente em 1,3 milhões de propriedades rurais do país, sendo a maior parte delas de agricultores familiares.