Imprimir

Notícias / Pecuária

I Curso de Ultrassonografia na Reprodução Bovina será ministrado em Corumbá

Embrapa Pantanal

O I Curso de Ultrassonografia na Reprodução Bovina é voltado para médicos veterinários e acadêmicos de medicina veterinária e tem como objetivo capacitar esses profissionais na utilização da técnica de ultrassonografia na reprodução de bovinos, dando ênfase no trato genital feminino dos animais.

Durante o curso serão abordados aspectos teóricos relacionados com a fisiologia reprodutiva dos bovinos, como controle endócrino, dinâmica folicular, condições patológicas de útero e ovário, diagnóstico de gestação, bem como suas interpretações através da avaliação ultrassonográfica. Serão realizadas, ainda, práticas de diagnóstico de gestação precoce (25 dias), sexagem fetal, exame ginecológico, entre outros, capacitando assim os participantes para a correta utilização da ultrassonografia na reprodução bovina.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal Ériklis Nogueira, coordenador e responsável pelo curso, a utilização da ultrassonografia pode trazer inúmeros benefícios ao produtor como, por exemplo, o diagnóstico precoce (25-30 dias) de animais após a estação de monta, ou a retirada dos animais inférteis ou subférteis dos rebanhos de cria com patologias no útero e ovários, proporcionando a liberação das pastagens para os animais que tem potencial reprodutivo ótimo. “Como outros exemplos da sua utilização podemos citar a sexagem fetal precoce, a partir dos 60 dias, e a otimização de doadoras e receptoras de embriões”, explica o pesquisador.

“A ultrassonografia reprodutiva é uma ferramenta valiosa para o produtor rural, no sentido de maximizar sua produção, acelerando ou antecipando os eventos relacionados com a fase produtiva”, complementa Ériklis.

Informações sobre inscrições e vagas podem ser obtidas na Embrapa Pantanal, pelo telefone (67) 3234- 5878.
Imprimir