Imprimir

Notícias / Agronegócio

Barra pode ter abatedouro público para produtores e açougueiros

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

 Pequenos produtores e açougueiros de Barra do Garças foram recebidos quarta-feira (27) pelo prefeito Roberto Farias (PSD) para buscar uma alternativa sobre o abate de suínos e de gado a regularização deste serviço desde 2009 pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Abate de aves cai 0,9%, mas peso das carcaças aumenta, diz IBGE

Pela primeira vez um prefeito de Barra recebeu em gabinete açougueiros e pequenos produtores para tratar sobre o assunto e propor ajuda. “Nós queremos ajudar. Existe a proposta de criar uma associação e abrir um abatedouro municipal”, frisou Beto. O presidente da Câmara Municipal, Miguelão Moreira também participou da reunião e destacou que o legislativo está pronto para somar força nessa idéia.

Uma das propostas de criar o abatedouro municipal surgiu com a possibilidade de aproveitar a estrutura do antigo frigorífico Nutrisal do empresário Enio Basso. “Durante anos estamos tentando fazer o frigorífico funcionar, mas nunca encontramos respaldo no poder executivo, agora o prefeito Roberto Farias nos procurou e vamos fazer nossa parte para resolver esse problema que vem afetando tantas pessoas”, disse Ênio Basso.

Para atender as normas sanitárias e evitar os problemas ocorridos na comercialização dos produtos, a sugestão acatada pelos presentes foi a implantação do SIM (Serviço de Inspeção municipal), que beneficiará também produtores de peixes, aves, mel, massas (Farinha e polvilho), leite, queijo e outros. Para dar agilidade ao processo, serão buscadas parceiras com órgãos como INDEA e EMPAER.

A expectativa é que o projeto do SIM seja enviado para apreciação do legislativo em 15 dias e que seja ativado dentro de sessenta dias. “Essa situação ainda não foi resolvida por culpa da administração passada que passou quatro anos e não resolveu o problema”, destacou o vereador Miguelão.

Os açougueiros pediram também que as autoridades conversem com o promotor Marcos Brant para dar mais um prazo para regularizar essa situação. Hoje a maioria da carne que o barra-garcense come, a bovina vem de Nova Xavantina e suína de Primavera do Leste, de onde partiu a denúncia contra a comercialização de carne de porco sem inspeção na Barra.
Imprimir