Imprimir

Notícias / Agronegócio

Mapa inclui RN e PB em estudo para ampliação da zona livre de aftosa com vacinação

Ministério da Agricultura

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Mendes Ribeiro Filho assinará na próxima terça-feira, 25 de setembro, uma Instrução Normativa que incluirá os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba no inquérito soroepidemiológico que está em andamento na região. A solenidade será realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN), às 10h, e contará com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

O estudo vem sendo realizado desde abril nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará (parte centro-norte), Pernambuco e Piauí para avaliar se há ou não circulação do vírus da febre aftosa na área. O cronograma prevê ações até outubro, quando serão analisados os resultados e avaliado, junto com outros dados operacionais dos serviços veterinários estaduais, se o bloco poderá ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação.

A inclusão dos dois estados no inquérito soroepidemiológico também implicará na revogação das restrições do trânsito animal entre as unidades federativas que participam do estudo. A medida havia sido determinada pelo Mapa em maio deste ano para reduzir possíveis riscos de introdução do vírus na área em avaliação.

Serviço:
O que: Solenidade de assinatura de Instrução Normativa
Data: 25 de setembro (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN)
Imprimir