Imprimir

Notícias / Agronegócio

Com negócios fechados ‘fora da porteira’, sojicultor deve centrar atenção na lavoura

De Sinop - Alexandre Alves

 Com comercialização antecipada de 14,82 milhões de toneladas de soja, o que representa 61.4% da lavoura que será plantada a partir dos próximos dias, o produtor rural passa a centrar as atenções no semeio e cuidado com as plantas.

O agricultor, neste momento, espera boas precipitações pluviais para por as plantadeiras em ação. Algumas chuvas caem na região Norte de Mato Grosso – principal região produtora do Estado – mas ainda insuficiente para lançar as sementes ao solo.

A tranquilidade para começar o plantio está embasada nos bons preços praticados na venda antecipada, o que cobre os custos da lavoura. Conforme levantamento feito pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), o preço médio ponderado da venda antecipada está em R$ 48.31 por saca.

Um dos motivos que elevaram o preço médio da saca de soja é a quebra na safra nos Estados Unidos – maior produtor mundial dos grãos. As condições climáticas comprometeram boa parte da produção da soja norte-americana. Com base no relatório mensal de agosto, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados unidos (USDA), observa-se uma queda expressiva de 11,5 milhões de toneladas (11,7%) na produção do grão, passando de 83,2 para 71,7 milhões de toneladas.

Seguindo o mesmo sentido decrescente da produção, as exportações foram reavaliadas de 37,3 milhões de toneladas para 28,7 milhões, cedendo ao Brasil a posição de primeiro exportador. A safra 2012/13 iniciou com estoque 39,53% menor que o da safra anterior. Com isso o estoque final passa a ficar mais justo, 11,5% menor e influencia na retomada dos preços no mercado que gira em média de US$16 por bushel (contrato setembro).
Imprimir