Imprimir

Notícias / Agronegócio

Famato recebe visita do embaixador da Rússia

Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu na quinta-feira (13.09) a visita do embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov. Representantes de entidades do setor produtivo, dos Sindicatos Rurais, empresários e produtores rurais também participaram do encontro.

Esta foi a primeira vez que o embaixador visitou Mato Grosso. Segundo Sergey Akopov, o objetivo do encontro é abrir oportunidades para futuras parcerias. “A Rússia quer investir em Mato Grosso e estamos buscando parcerias para isso. Queremos desenvolver mais nossa relação comercial”, afirmou. Akopov informou ainda que pretende articular uma visita de empresários russos a Mato Grosso. O embaixador também sinalizou para a participação da Famato no Comitê Agrícola Brasil Rússia, criado em 2010.

Para o presidente da Famato, Rui Prado, a reunião foi bastante positiva e mostra que a Rússia quer estreitar os laços com o setor produtivo de Mato Grosso. “Este foi o primeiro passo para melhorar ainda mais as relações comerciais entre nosso estado e a Rússia. Queremos receber os empresários russos em nosso estado para apresentar a eles todo o nosso potencia. Além disso também vamos organizar uma missão técnica para o país”, destacou.

Embargo – Em conversa com o presidente da Famato, Rui Prado, o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, informou que a importação de carne mato-grossense pela Rússia será retomada até o início de 2013. De acordo com ele, está programada para fevereiro do próximo ano uma reunião entre o vice-presidente da República, Michel Temer com o primeiro ministro russo Dimitri Medvedev, na qual o assunto deve entrar na pauta. “Existe intensa negociação entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo russo e acredito que o embargo deve cair até o fevereiro de 2013”.
Imprimir