Imprimir

Notícias / Geral

Com 35% do saldo, Mato Grosso ocupa 5º lugar no ranking nacional de participação na balança comercial

Da Redação - Michael Esquer

Mato Grosso se encontra no quinto lugar do ranking nacional de participação dos estados brasileiros na balança comercial. O resultado consta de levantamento de dados do Observatório do Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que apontam que o saldo acumulado da balança comercial do Estado representa 32% do saldo da balança do país. Apenas em 2020, as exportações de Mato Grosso somaram US$ 18,2 bilhões. 

Leia também:
Sine anuncia mais de 1,2 mil vagas de emprego na Capital e no interior de Mato Grosso

O saldo da balança comercial consiste na diferença entre as exportações e importações. Em Mato Grosso, segundo informações da assessoria, esse resultado positivo deve-se à ampliação das exportações estaduais puxadas por cinco produtos do agronegócio, principalmente pela soja, que representa 47,9% das exportações do Estado, e pela aquisição de insumos agrícolas.

Para César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, os números devem continuar refletindo alta. “A tendência é de continuarmos contribuindo com a melhora do saldo brasileiro. Estamos trabalhando através do setor de Comércio Exterior da Sedec para alavancarmos com segurança jurídica e fiscal as negociações dos produtos que são produzidos aqui e com as obtenções dos produtos importados”.

As novas cadeias de produção é um dos fatores que embasam a afirmação do secretário. De acordo com o levantamento do Observatório do Desenvolvimento, a diversificação da produção de Mato Grosso passa pela industrialização das matérias primas, pela ampliação e organização das cadeias de frutas e polpas, feijão e pulses, bioprodutos, extração vegetal, carnes processadas, artefatos de couro, mobiliário, veganos, mineração, madeira, laticínios e biocombustíveis.

“Mato Grosso pode se tornar grande fabricante de muitos produtos. Muitas cadeias produtivas já são realidade no estado. Somos fortes na produção de muitos alimentos para além da soja e do milho. O Governo de Mato Grosso está trabalhando para contribuir com o pequeno, o médio e grande produtor e empresário. A diversificação da produção é de grande importância para toda a sociedade”, enfatiza o secretário.

Uma das estratégias para a garantia da participação positiva de Mato Grosso na balança comercial brasileira e para alavancar os negócios com o mercado internacional é o trabalho que será realizado pelo Conselho Estadual de Comércio Exterior (Cecomex), cujos membros foram empossados recentemente e conta com representantes do governo e da sociedade civil, e trabalharão com foco no desenvolvimento do Estado.

“Mato Grosso pode ser mais que um estado agro, pode ser agroindustrial aliado ao desenvolvimento sustentável. E este conselho pode impulsionar a concretização dessa grande oportunidade do nosso estado com criação de políticas públicas que apoiem as empresas que querem investir na exportação e/ou atividades de comércio exterior em geral”, finalizou o secretário.

(Com assessoria)
Imprimir