Imprimir

Notícias / Emprego

Instalação de usina em cidade de MT gerará 1.500 empregos e investimento de R$ 600 milhões

Da Redação - Bruna Bom

Nesta quarta-feira (21), o município de Jaciara (146 quilômetros) recebeu a licença ambiental para instalação da usina de etanol de milho, que deve gerar mais de 1.500 empregos diretos e outros milhares de indiretos na cidade, além do investimento privado estimado em R$ 600 milhões. O ato da assinatura aconteceu na Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA), em Cuiabá.

Leia mais:
Primeira fábrica de celulose de MT recebe licença de instalação

Durante a assinatura da licença, que aconteceu no dia do aniversário de 62 anos de Jaciara, estiveram presentes o prefeito do município, Abdo Mohammad, a Secretária do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o deputado estadual Carlos Avallone, o vereador de Jaciara, Cleiton Godói e um representante da Millenium Bioenergia, Ney Figueiredo.


Foto: Reprodução

As tratativas para a construção da usina começaram em 2018, quando o conglomerado viu em Jaciara a oportunidade para a fabricação e distribuição do etanol de milho, com geração de renda e empregos na região. Dessa forma, a prefeitura se mobilizou e aprovou a doação de uma área de 270 mil metros quadrados para a construção da usina.

“É um grande presente para nossa Jaciara. Há dois anos estamos em busca dessa liberação e agora recebemos ela justamente no dia do aniversário. Isso vai nos ajudar muito na geração de empregos, de renda e no desenvolvimento da nossa cidade. Isso reforça a importância de uma boa gestão que recolocou Jaciara no caminho certo”, disse o prefeito Abdo.

Candidato à reeleição, o prefeito Abdo Mohammad recebeu das mãos da Secretária Estadual do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a licença prévia e agora aguarda apenas trâmites burocráticos para o início das obras.

“Sei a importância para a cidade dessa instalação. Ela está pronta para iniciar. Esse empreendimento irá fazer a diferença em Jaciara e região. A SEMA e a empresa responsável tiveram todos os cuidados ambientais para essa liberação e isso engrandece o processo”, afirmou a secretária Mauren.


Foto: Reprodução 

Próximos passos

Segundo Eduardo Lima, CEO da Millenium Bioenergia, empresa responsável pela construção da usina, um poço artesiano já foi perfurado no local e  as obras devem começar até o fim de 2020. A licença prévia é a parte mais importante do processo de liberação das obras, garantindo ao empreendedor a colocação do projeto em prática.

A licença prévia verifica a viabilidade ambiental da obra, como a presença de áreas de uso restrito como preservação permanente, unidades de conservação, entre outras. A liberação só é assinada após a garantia de que o empreendimento não irá causar dano ambiental.

“Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto grandioso. Quero compartilhar com o povo de Jaciara com muito orgulho e satisfação essa notícia. Agradecer a confiança de todos que deram todo o suporte nesse projeto. O prefeito Abdo foi fundamental nesse processo, uma pessoa de muito boa índole que sempre nos apoiou. Ainda dentro desse ano vamos dar início à obra, que será muito importante para Jaciara e região”, disse Eduardo Lima, CEO da Millenium Bioenergia.
 
“Essa usina utiliza o que há de mais moderno no mundo. Ela é auto sustentável, inclusive com geração de energia dentro da usina. Era uma liberação muito aguardada e agora vamos colocar em prática todo esse grandioso projeto que vai beneficiar a todos”, disse Ney Figueiredo, representante da empresa em Jaciara.
Imprimir