Imprimir

Notícias / Geral

Sicredi Conecta ajuda associados a aumentarem as vendas

Da Redação - Bruna Bom

Inserir o negócio na internet está nos planos de muitos empreendedores, mas nem sempre o projeto está ao alcance de todos. Falta de orçamento, de tempo e de habilidade para mexer com a internet, especialmente as redes sociais, acabam limitando a execução desse tipo de publicidade entre os micro e pequenos empresários. Para auxiliar nessa iniciativa, o Sicredi lançou em julho na região Centro Norte (que abrange Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre), o Sicredi Conecta, uma plataforma para ajudar os associados a divulgarem produtos e realizarem negócios. 

Leia mais:
Com crédito do Sicredi, Ana Paula conquista CNH, e com ela, liberdade e aumento nas vendas


O Sicredi Conecta é um aplicativo destinado aos associados da instituição financeira que permite a venda e a compra de produtos e serviços nos setores do comércio, prestação de serviços e no agro, em um ambiente virtual seguro e sem custos. Em quase três meses de disponibilidade da plataforma aos associados, os resultados são bastante positivos. 

O número de usuários em todo o país chega a cerca de 44 mil, sendo aproximadamente 11 mil na região Centro Norte. No período, a quantidade de anúncios passou de 28 mil, sendo cerca de 24 mil de produtos e outros 4 mil de serviços.

Para melhorar a experiência do usuário e fortalecer a economia local, um dos objetivos do aplicativo, o associado que atende mais de uma região pode aumentar a visibilidade dos produtos anunciados. 

O associado que buscar um anúncio verá os produtos somente da área de atuação da sua cooperativa e caso ele não encontre, poderá expandir sua busca para outras cooperativas. Também é possível compartilhar os anúncios pelo aplicativo de conversa WhatApp e redes sociais, ampliando ainda mais a visibilidade do negócio e do aplicativo.

"O objetivo dessa iniciativa do Sicredi é oferecer aos associados – especialmente microempreendedores individuais, pequenos empresários, agricultores familiares e profissionais autônomos – mais um canal para realização de negócios, que pode ser usado tanto por aqueles que já trabalham no e-commerce quanto por aqueles que ainda não entraram no universo online. É uma verdadeira vitrine virtual do negócio dele", comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Ezio Almeida.

Uma das associadas que percebeu o ganho na visibilidade e o aumento nos negócios depois que aderiu à plataforma foi a pequena empresária, Zandria da Silva, 33 anos, dona de uma livraria gospel na cidade de Itaituba (PA). Ela comenta que o principal benefício de usar o aplicativo é o "networking" que ele proporciona, pois com a postagem dos produtos na plataforma ganha visibilidade entre os associados do Sicredi de várias cidades o que aumentou suas vendas.

Zandria montou a livraria na garagem de casa numa área de aproximadamente 56 metros quadrados. Há oito anos ela vende livros, canecas, camisas, bíblias, agendas, devocionais, almofadas e presentes em geral. Conta que sempre teve o sonho de ter uma banca de revistas e durante a faculdade de Administração teve a ideia de abrir a livraria, que se tornou uma das mais importantes do sudoeste do Pará nesse segmento.

Durante a pandemia, as vendas aumentaram, com forte presença das redes sociais como Instagram e Facebook para contato com os clientes. "Então, quando minha gerente me apresentou o Sicredi Conecta não pensei duas vezes, pois eu chegaria a outras pessoas, associadas à instituição financeira cooperativa como eu, contribuindo para fortalecer as empresas locais".

Quem também acredita no poder das vendas online e no marketing digital é a empresária Grazielle Gonçalvez Santos, de 39 anos, proprietária da loja Spasso Feminino, localizada em Juína (MT). Por conta do avanço das redes sociais e da nova forma de consumo das pessoas ela está fazendo um MBA em Marketing Digital e Branding Pessoal para dar um up no negócio.

"Tive várias ideias. Vou mudar um pouco a loja, estou desenhando um modelo de negócios que vai incluir um mini empório com produtos diferenciados. Já tenho algumas mercadorias e fiz um teste no Dia dos Pais. Deu supercerto", diz ao comentar que aderiu ao Conecta também para ajudar na divulgação de seu negócio, dos produtos oferecidos pela loja, que aumentou o portfólio justamente na pandemia, pois conseguiu incluir produtos de grandes marcas que deseja no mix de produtos.

A plataforma

O Sicredi Conecta é um aplicativo gratuito, que pode ser baixado na App Store e Google Play. A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Sicredi e busca proporcionar autonomia e agilidade para quem tem interesse em fazer negócios pela internet.

No site do Conecta (Sicredi.com.br/conecta) está disponível um conteúdo criado especialmente para os compradores e vendedores. Na lista estão tutoriais e dicas para os usuários aprenderem a tirar boas fotos para sua vitrine virtual, como vender pelas redes sociais, entre outras.

Em Mato Grosso, Pará, Rondônia e no Acre, o Sicredi realiza uma grande campanha para divulgação da plataforma, o que ampliará a divulgação dos produtos e serviços ofertados no aplicativo pelos associados.
Imprimir