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Procura por tecnologia de segurança cresce em momento de retomada da economia

Da Redação - Bruna Bom

A contratação de serviços ao invés da compra de softwares e equipamentos já é realidade para muitas empresas e condomínios que fazem uso da modalidade TaaS (Tecnologia as a Service em inglês), ou “Tecnologia como serviço”.

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A maioria da população já utiliza diversas plataformas de serviço em seu cotidiano. Exemplo disso são os streamings de música como Spotify e Deezer, e de vídeo como Netflix e Amazon Prime, em que o cliente paga uma mensalidade e tem acesso a todo o conteúdo da plataforma. O streaming acabou definitivamente com a necessidade de aparelhos específicos para cada tipo de mídia (CD, DVD, BLU-RAY).

Amplamente utilizado no setor de segurança da informação, o TaaS tem crescido em todas as áreas por usar apenas internet e armazenamento em nuvem para oferecer uma variedade de serviços, sem a necessidade de instalação de um software local.

No quesito segurança, a TaaS entrega uma solução chamada de “turn-key”, onde o cliente passa a usufruir de todas as vantagens sem se preocupar com os custos de manutenção, transferindo para uma empresa especializada a responsabilidade pela gestão dos serviços oferecidos. 

Muitos clientes têm percebido vantagens nessa modalidade de contratação, principalmente por não exigir funcionários próprios dedicados em manter o funcionamento dos softwares e hardwares de gerenciamento, armazenamento, bem como a atualização tecnológica e treinamento de usuários.

A oferta das soluções de segurança como locação com manutenção inclusa é uma ótima opção durante a pandemia, período em que empresários de todo o país precisam manter seu fluxo de caixa para investir em suas empresas, sem abrir mão da proteção de seu patrimônio.

Esse tipo de prestação de serviço prevê uma manutenção preventiva e corretiva com atendimento local em até 2 horas, dependendo do contrato escolhido pelo cliente. Por exemplo, se uma câmera apresentar um problema, o serviço de manutenção é acionado e o equipamento é imediatamente consertado ou substituído. O contrato pode incluir desde um sistema simples, como equipamentos de acesso, catracas e totens, até um completo sistema de videomonitoramento do perímetro interno e externo, com o armazenamento de imagens incluso.

“Uma das vantagens deste modelo de contratação é que o cliente não precisa se preocupar com os custos de manutenção e atualizações do sistema, garantindo o funcionamento ininterrupto da solução e, por consequência, mais segurança”, destaca Wagner Figueiredo, diretor da Ausec, empresa mato-grossense especializada em tecnologias de automação e segurança.

A responsabilidade pela manutenção e o atendimento 24 horas foi o que mais atraiu a empresária Margareth Buzetti para o serviço, instalado há mais de um ano em sua empresa no Distrito Industrial de Cuiabá. “Temos a garantia de um atendimento sempre que precisarmos, a qualquer hora do dia ou dia da semana. Embora, neste período, não tivemos a necessidade de acionar, é bom saber que temos essa segurança”, destaca Buzetti.
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