Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Embaixador da Alemanha conhece Centro Sebrae de Sustentabilidade e defende aproximação comercial

Da Redação - Thaís Fávaro

O embaixador da Alemanha, Goerg Witschel, visitou na quinta-feira (2) o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). Além de conhecer as novas estações interativas e ferramentas tecnológicas implantadas recentemente no local, o embaixador foi apresentado aos dados estatísticos de desenvolvimento das micro e pequenas empresas mato-grossenses e foi informado sobre o interesse de aproximação comercial e cooperação técnica com a Alemanha em diversas áreas e setores.

Leia mais
Sebrae realiza encontro sobre empreendedorismo com especialistas nacionais
 
O embaixador estava acompanhado pela assessora do Departamento Agrícola da embaixada, Maria Dobischok, e pela cônsul honorária da Alemanha em Mato Grosso, Tânia Kramm. A comitiva foi recebida por José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Sebrae MT, Suênia Sousa, gerente do CSS e vários gerentes e gestores de projetos.
 
Rural

A assessora do Departamento Agrícola da embaixada, Maria Dobischok, obteve informações sobre as ações do Sebrae MT na cadeia produtiva da piscicultura em MT, que valoriza o peixe nativo e seu potencial para exportação; a produção de madeira com certificação de origem; e o apoio aos produtores de leites, que promove avanços na profissionalização da gestão nas pequenas propriedades rurais, otimizando a produtividade e a redução de área utilizada.

“Temos bons resultados com o desenvolvimento de cooperativas e podemos trocar experiências”, afirmou Dobischok.

Laços e parceria 

Nos últimos anos, Mato Grosso tem estreitado as relações com a Alemanha. Este país é referência em sustentabilidade, especialmente na gestão de resíduos e energias renováveis. O Sebrae MT realizou quatro missões técnicas, levando grupos de empresários de diversos segmentos à Alemanha. Em outubro de 2017, um grupo com 23 integrantes cumpriu agenda técnica, visitando as cidades de Freiburg, Schönau e Mannheim, com o objetivo de conhecer novas tecnologias, centros de pesquisa, centros tecnológicos, canteiros de obras e processos de fabricação/manutenção do setor energético e de construções sustentáveis.

“Acreditamos que as transformações efetivas de sustentabilidade em nossa sociedade passam pelos pequenos negócios. As grandes empresas são motivadoras, mas quem pode transformar a realidade são as pequenas empresas”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae MT. Para ele, a aproximação com o país alemão é importante tanto para os empresários atendidos pela instituição, como para toda a sociedade mato-grossense, que poderá se beneficiar com parcerias em gestão, inovação e tecnologias voltadas à produção de energias renováveis. José Guilherme solicitou ao embaixador apoio na articulação de parceria com o Instituto Fraunhofer para os Sistemas de Energia Solar (ISE).

O Instituto Fraunhofer é o maior centro de pesquisa da Europa e uma das instituições líderes em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para gerar energia de forma eficiente e sustentável. Também desenvolve materiais, componentes, sistemas e processos nas áreas de uso de energia solar térmica, células fotovoltaicas de silício, tecnologias alternativas, fontes de alimentação elétricas, armazenamento e uso racional energético. “Precisamos fazer o uso de energias renováveis integradas”, reforçou o superintendente ao propor a parceria.

Durante o encontro, o grupo percorreu a nova Estação de Tratamento de Efluente (ETE) e as estações interativas sobre água, energia e solo, que demostram como o empresário pode implantar práticas sustentáveis de baixo custo. “Antes de ser empresário, ele é um cidadão e recebe informações para mudança de atitude”, explicou Suênia Sousa, gerente do CSS.

Segunda visita

“Esta é a minha segunda visita a este prédio, que é mesmo impressionante e possui reconhecimento internacional. Foi interessante ver as inovações do local e, ainda mais, sobre as informações que são trabalhadas aqui. Falamos muito sobre os workshops e as atividades do Sebrae em diversos setores e, certamente, voltarei mais vezes”, disse Witschel.
 
Vale ressaltar que os governos da Alemanha e do Reino Unido repassaram um valor equivalente a cerca de R$ 60 milhões a Mato Grosso, em dezembro de 2018, com o objetivo de estimular a preservação da Amazônia. Um programa internacional premia as jurisdições pioneiras na Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) e a expectativa é de que, em cinco anos, o repasse deverá ser ampliado para cerca de R$ 180 milhões. Este recurso é administrado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e deverá ser aplicado exclusivamente em ações de combate ao desmatamento e valorização da floresta nativa.
 
Integridade

 
O empresário que combate fraudes e realiza bons controles internos abre novas oportunidades de negócios com clientes públicos e privados em Mato Grosso ou em qualquer lugar do mundo. O embaixador conheceu o trabalho de estímulo às relações comerciais mais íntegras, apresentado por Ilma Castro, gerente de Finanças do Sebrae/MT.  Ela contou que se capacitou na Alemanha, em 2018, e trouxe informações sobre acordos internacionais e a Lei Geral de Proteção Dados.
 
Ilma destacou que o Sebrae MT é signatário do Pacto Global e que trabalha comprometido com a Agenda 2030. Há mais de dez anos, a instituição desenvolve ações para a valorização da cultura da ética e do compliance.
Imprimir