Imprimir

Notícias / Geral

Mapa ajuda no fortalecimento da produção de café em Colniza

Da Redação - Fabiana Mendes

A região noroeste do Estado tem se destacado com a produção de café. O Governo mato-grossense reconhece a cidade de Colniza (a 1.065 quilômetros de Cuiabá), como a capital do café. Nesta quarta-feira (15), o prefeito da cidade Celso Leite Garcia, esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para reforçar a parceria em prol do município.

Leia mais: 
Ministério da Agricultura libera investimento de R$ 6 milhões para cultura de café em MT

"Colniza é responsável por 51% da produção local, se tornou referência para os outros municípios da região. São mais de 10 mil hectares de café plantado, e a safra está a todo vapor. Queremos agradecer o empenho do ministro Blairo Maggi e pedir que continue olhando pela nossa cidade", disse o prefeito.

Segundo informações da assessoria de imprensa, por meio do programa Pró Café, o Mapa destinou R$ 6 milhões para  fortalecimento das lavouras; aumento dos viveiros; mudas e equipamentos para a produção de grão na região.

Desde 2016, dados do IBGE e 'Levantamentos Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)', apontam Colniza com a maior área destinada à colheita, maior área colhida e maior quantidade de café produzida no Estado de Mato Grosso. São produzidas 130 mil sacas de café por hectare, e a meta é dobrar esse número nos próximos cinco anos.

O ministro Blairo Maggi destacou que o Pró Café é um mecanismo de desenvolvimento socioprodutivo, de geração de emprego e renda nos municípios mais distantes e que possuem a cafeicultura como atividade principal.
Imprimir