Imprimir

Notícias / Geral

Protocolo de intenção é assinado para fomentar o turismo com Consórcios intermunicipais

Da Redação - Patrícia Neves

Um protocolo de intenções com a finalidade de promover a consolidação de polos turísticos regionais com os Consórcios Intermunicipais das regiões do Vale do Guaporé, Vale do Cabaçal e Região Pantanal Mato-grossense entre Governo do Estado, Ministério do Turismo, Prefeituras e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).Ao todo 19 municípios devem ser atendidos com o Programa que será constituído. O ato de assinatura foi realizado na última sexta-feira,  

No ato da assinatura do protocolo de intenções a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, a ex-deputada Teté Bezerra e também o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luiz Carlos de Oliveira Nigro, também estiveram presentes juntamente com dezenas de prefeitos e secretários municipais. Os deputados estaduais Adriano Silva e Leonardo Albuquerque e o deputado federal Ezequiel Fonseca também participaram da solenidade que aconteceu no câmpus Jane Vanini, em Cáceres.

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, destacou que a assinatura desse protocolo de intenções é só o primeiro passo. “Para a Unemat é muito importante estar presente nos municípios e contribuir não apenas com a formação de profissionais, mas com o desenvolvimento social e humano. Nesse sentido, vamos formatar um grande projeto e vamos buscar de recursos para qualificar o setor do turismo em Mato Grosso”, afirmou

Ainda conforme assessoria da Unemat, a secretaria nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério, Teté Bezerra parabenizou a Unemat por aceitar esse desafio e dessa forma cumprir com o papel de se aproximar dos municípios e das necessidades do cidadão. Ela ainda lembrou que o turismo é uma atividade econômica em que tanto o poder público como a iniciativa privada tem que trabalhar juntos e estabelecer parcerias. “No turismo existe a máxima: o município que é bom para se visitar é aquele que é bom para o cidadão morar. Nesse sentido, nós do Ministério do Turismo seremos parceiros nessa ação que envolve a Unemat e os consórcios intermunicipais”, afirmou.

O secretário de Turismo, Luiz Carlos Nigro, ressaltou que o envolvimento de tantos prefeitos nesse projeto é uma demonstração de que os governos e autoridades públicas vem percebendo o turismo como prioridade. Os deputados presentes também reforçaram o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do turismo como uma alternativa para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, que falou em nome dos demais prefeitos e destacou a importância de se firmar parcerias entre as prefeituras e governos estadual e federal para que todos possam se desenvolver. “Podemos criar agendas e estabelecer um roteiro em que o turista possa passar por vários municípios e aproveitar as nossas potencialidades de forma que todos ganham”, afirmou.O projeto de desenvolvimento do turismo junto aos três consórcios será coordenado pela Unemat, por meio da servidora técnica-administrativa Rosângela Lazarim. 
Imprimir