Imprimir

Notícias / Geral

Começam em um mês estudos de viabilidade de ferrovia entre Cuiabá e portos em Santarém

Agro Olhar com Secom

 A Universidade de Santa Catarina (UFSC) começa, no mês de janeiro, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da construção de uma ferrovia entre Cuiabá e Santarém (PA), que servirá de modal para escoamento da produção agrícola de Mato Grosso via portos da região Norte do país.

Integrantes da UFSC repassaram detalhes dos trabalhos a serem iniciados ao governador Silval Barbosa (PMDB), representantes do governo do Pará e empresários chineses – interessados na construção da ferrovia - na última quinta-feira (29), em reunião no Palácio Paiaguás.

De acordo com o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal, Edmilson Santos, a reunião foi uma etapa importante para a decisão de implantação da ferrovia. “O governo da China está retribuindo a visita feita pelo governo de Mato Grosso. A construção dessa ferrovia certamente vai gerar bons frutos para o Estado”, disse, por meio da assessoria.

Segundo o superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboro Ofugi, foram discutidos meios para que seja efetivamente possível a presença dos investidores chineses no projeto. “Não tenho dúvidas de que o governo colocará esse projeto como prioritário para o próximo ano”.

Como a China é um grande consumidor de soja, a intenção “é fazer com que o produto saia de Mato Grosso de forma eficiente e chegue ao mercado asiático mais barato", defende o representante Ida Asian Trade & Investments (ATI), Anselmo Leal, explicando que com a ferrovia proporcionará economia no frete do transporte até a China.
Imprimir