Imprimir

Notícias / Agronegócio

Novacki recebe homenagem no RS e pede que agronegócio brasileiro mantenha foco para chegar a 10% do mercado

Da Redação - Ronaldo Pacheco

O ministro interino da Agricultara e Pecuária, coronel Eumar Novacki, foi homenageado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), do Rio Grande do Sul, por contribuir com a implantação de Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRABs). “Na gestão pública temos que trocar: tirar o foco dos processos burocráticos e focar nos resultados práticos. O que nós queremos? Onde desejamos chegar”, ensinou Novacki, nesta quinta-feira (31), durante cerimônia no Palácio do Piratini, em Porto Alegre (RS).
 
“Nós queremos, em menos de cinco anos, sair de quase 7% para 10% da participação brasileira no mercado internacional das exportações agropecuárias. Meta difícil e ousada, sim, mas é uma meta possível”, observou Novacki, ao enfatizar que Mato Grosso e Rio Grande do Sul são os carros-chefe do agronegócio. Durante o evento, ele enfatizou o carinho especial e por jamais se esquecer dos gaúchos, porque sua esposa e sua sogra não permitem.
 
Leia Mais:
- Maggi recebe prêmio de ‘destaque político’ por defender produtores durante a Operação Carne Fraca

- Novacki implanta ponto eletrônico no MAPA, muda escalas, cobra resultados e é hostilizado por servidores
 
Eumar Novacki observou que, nos momentos de crise, medidas ousadas são indispensáveis e saudou a elaboração do projeto. “Iniciativas como essa fazem a diferença. Desejamos que ela seja replicada em outros estados da federação”, incentivou o ministro interino.
 
Ao lado de Novacki, Sartori  assinou o decreto em que cria as novas unidades que terão sedes principais em Bagé, Camaquã e Santiago, e as complementares em Cruz Alta e Rosário do Sul.
 
A ação permite que o governo do Estado atenda uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho. "Desde o início, atuamos com atenção especial para o campo. Já desenvolvemos ações integradas específicas na região de fronteira. Intensificamos o trabalho com as forças-tarefas das polícias. Agora, iremos avançar ainda mais”, observou o governador gaucho.
 
A escolha das sedes partiu de uma decisão técnica da chefia da Polícia Civil. As delegacias ficarão subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e atuarão integradas em bases itinerantes nas operações executadas em todo o Estado.
 
Eumar Novacki está substitui o ministro da Agricultura, senador mato-grossense Blairo Maggi (PP), que acompanha o presidente Michel Temer (PMDB), em missão oficial à China, onde participa da 9ª Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), entre 3 e 5 de setembro na cidade chinesa de Xiamen.
Imprimir