Imprimir

Notícias / Agricultura Familiar

Encontro da Agricultura Familiar deverá fortalecer construção de políticas públicas para pequenos produtores

Da Redação - André Garcia Santana

Voltado à construção de políticas públicas para pequenos produtores, o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Mato Grosso encontro terá como grande atração o lançamento do “Plano Estadual da Agricultura Familiar – PEAF MT”.  A publicação será lançada em formato físico e também como plataforma digital. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Leia mais:
MT Gás estuda implantar tecnologia de condensação do produto; empresários ainda se mostram reticentes

De acordo com a  Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, o objetivo é promover o encontro de gestores (técnicos, especialista, secretários municipais de agricultura e conselheiros municipais e estaduais de desenvolvimento rural sustentável) da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso para compartilhamento de informações, debates e construção de políticas públicas.

O público-alvo são os representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável dos 141 municípios, bem como gestores (técnicos, especialista, secretários municipais de agricultura) da agricultura familiar nos munícipios do Estado.

Segundo o Secretário de Estado de Agricultura Familiar Suelme Fernandes, o Plano PluriAnual (2016-19) da Seaf, foi adequado de acordo com os direcionamentos do Peaf, discutido com mais de 900 membros da sociedade civil organizada do Estado, tornando a construção da política pública transparente e democrática. Assim sendo, o Plano de Trabalho Anual de 2018 da pasta foi elaborado de acordo com as diretrizes do Peaf.

Os eixos temáticos que nortearam o plano são: Assistência Técnica e extensão Rural, Regularização Fundiária e Ambiental, Agregação de Valor e Comercialização, Produção Sustentável e Gestão, Governabilidade e Territorialidade.

A construção do inédito PEAF-MT teve participação da sociedade civil, além do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Empaer, Intermat e do Instituto Centro de Vida. Para informações e inscrições entre em contato com: Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, (65) 3613-6260 ou email: cedrs-mt@seaf.mt.gov.br.
Imprimir