Imprimir

Notícias / Agronegócio

EUA suspende embarques de carne bovina do Brasil; em Mato Grosso são dois frigoríficos

Da Redação - Viviane Petroli

Os Estados Unidos suspenderam a importação de todos os tipos de carne bovina in natura, ou seja, fresca do Brasil. A interrupção ocorre após 11% da carne enviada pelo Brasil desde março não ter passado em testes de qualidade. Anuncio do país norte-americano ocorre uma semana após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspender as exportações de cinco frigoríficos brasileiros. Somente em Mato Grosso dois frigoríficos estão habilitados para enviar o produto ao país norte-americano.
 
No ultimo dia 16 de junho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) havia suspendido os embarques de cinco plantas frigoríficas brasileiras para os Estados Unidos.

Leia mais:
Frigorífico em Paranatinga tem exportação de carne in natura para os EUA suspensas
 
O anuncio dos Estados Unidos de suspender 100%  (13 plantas) as importações de carne fresca do Brasil foi feito nesta quinta-feira, 22 de junho, pelo secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue.
 
Em comunicado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que está testando 100% da carne Brasileira que entra no país. O documento informa ainda que nesses testes, 11% dos produtos de carne brasileira importados foram rejeitados. "Esse resultado está substancialmente acima do que a taxa de rejeição de 1% das entregas vinda do resto do mundo", diz o USDA.
 
De janeiro a maio foram enviados aos Estados Unidos US$ 48,6 milhões em carne bovina in natura, dos quais 3% ou US$ 11,1 milhões provenientes de Mato Grosso.
 
Em Mato Grosso estão habilitadas para enviar carne in natura para o país norte-americano apenas as plantas frigoríficas da JBS em Barra do Garças e da Marfrig no município de Paranatinga.
 
A suspensão por parte dos Estados Unidos pode vir a prejudicar ainda mais a pecuária mato-grossense vem sofrendo com alto custo de produção, queda no preço da arroba e concentração de plantas nas mãos de poucas empresas, como é o caso da JBS que passa por uma crise, diante envolvimento político, e detém cerca de 47% do parque industrial de carne bovina no Estado.
 
Como o Agro Olhar já comentou, os Estados Unidos abriram as exportações para carne bovina in natura do Brasil em 2016, após mais de 17 anos de negociações.
Imprimir