Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Indea retorna em junho identificação de madeira em Cuiabá; expectativa é arrecadar R$ 20 mi/ano em ICMS

Da Redação - Viviane Petroli

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) voltará no mês de junho a realizar a identificação de madeira no Distrito Industrial de Cuiabá. A identificação é considerada essencial para o combate da ilegalidade do produto, bem como para o recolhimento de ICMS e preservação do meio ambiente. A expectativa é que a arrecadação com o trabalho chegue a R$ 20 milhões ao ano.

Leia mais:
Indea realiza inquérito soro epidemiológico para influenza aviária e doença de Newcastle
 
O retorno da identificação de madeira no Distrito Industrial de Cuiabá por fiscais do Indea ocorre após o cumprimento da Ordem de Desocupação do prédio estadual, que vinha sendo ocupado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga no Estado de Mato Grosso (Sindimat).
 
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), a informação da volta das atividades foi dada pelo presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a presidente Diany Dias.
 
Além de combater a ilegalidade da madeira, contribuir para a preservação do meio ambiente e recolhimento correto do ICMS, a importância do trabalho de identificação, explica o Sintap, passa também pela cubagem (porosidade das fibras da madeira).
 
"Sabemos que este é um trabalho mais do que necessário em um momento de fragilidade na arrecadação de Mato Grosso por conta não só do controle da legalidade da madeira quanto no incremento da arrecadação que vai ajudar o Indea a ter mais investimentos em estrutura e, consequentemente em uma melhor oferta de serviço à sociedade", pontua a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), Diany Dias.
Imprimir