Imprimir

Notícias / Agricultura

Prazo para colheita de soja encerra dia 20 de maio, alerta Famato

Da Redação - Patrícia Neves

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores de soja do Estado que o prazo de colheita será excepcionalmente até o dia 20 de maio. “Até essa data toda lavoura de soja deve estar colhida”, destacou a analista de agricultura da Famato Karine Gomes Machado, conforme consta na Portaria Conjunta n° 050/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).


Leia Mais:
Produtividade média da soja encolhe 6,33 sc/ha em Mato Grosso

Karine explica que a medida levou em consideração a instabilidade climática ocorrida desde o inicio da semeadura, por influência do fenômeno El Niño, que provocou a falta de chuva em algumas regiões de Mato Grosso. “Excepcionalmente na safra 2015/2016 a colheita de áreas cultivadas com soja podem ocorrer até o dia 20 de maio, o que significa 15 dias a mais para o período”, destacou a analista.

Segundo a assessoria da Famato, a  prorrogação também considerou a importância econômica da atividade, uma vez que o agronegócio, liderado pela produção da oleaginosa, representa mais de 50% do PIB do estado.

A Famato alerta ainda que o início do vazio sanitário será no dia 15 de junho com encerramento no dia 30 de setembro deste ano.
Imprimir