Imprimir

Notícias / Política

Taques busca consolidar investimentos com Fundação Clinton e Instituto Pro-Natura

Da Redação - Viviane Petroli

As potencialidades de Mato Grosso e a consolidação de investimentos para o Pantanal e a agricultura do estado foram alguns dos pontos tratados durante encontro entre o governador Pedro Taques e sua comitiva com responsáveis da Fundação Clinton e do Instituto Pro-Natura, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Conversa com o Instituto Pro-Natura para a retomada do projeto BID Pantanal, com previsão de US$ 400 milhões em investimentos, já havia sido iniciada.

O encontro entre o governador de Mato Grosso e os responsáveis pela Fundação Clinton e Instituto Pro-Natura ocorreu na quarta-feira, 17 de fevereiro, durante sua passagem pelo Fórum Global para Inovações na Agricultura (GFIA), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Na oportunidade diversos projetos voltados para o crescimento do agronegócio de maneira sustentável foram debatidos com a Fundação Clinton, além da retomada do projeto BID Pantanal com o Instituto Pro-Natura, que encontra-se paralisado desde 2003.

Leia mais:
Em Abu Dhabi, Taques convida investidores para conhecer Mato Grosso e visita fabrica da BRF

Durante o encontro Taques apresentou o plano de criação de um novo parque tecnológico em Cuiabá, o que poderá auxiliar ainda mais para o desenvolvimento de projetos.

Segundo o governador, o projeto estratégico de desenvolvimento do Estado baseia-se em produzir, conservar e incluir. Ele lembrou que Mato Grosso possui hoje 63% de seu território preservado, área esta que corresponde ao tamanho da França ou ao estado da Califórnia (EUA).

"Em 10 anos, nossa produção poderá chegar a 80 milhões de toneladas, o que representaria quase metade do que o Brasil produz, sem que seja preciso desmatar uma árvore”, pontuou Taques.

Hoje, a Fundação Clinton atua em diversos países da América Latina, África e Ásia com a criação de projetos que visam o desenvolvimento econômico e tecnológico.

A Fundação Clinton sinalizou a possibilidade de uma parceria com Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para o desenvolvimento do projeto "AgroAceleradora", que visa o incentivo à formação de empresas do modelo startups voltadas para a produção de solução tecnológica para o agronegócio do Estado.

BID Pantanal

Uma conversa com o Instituto Pro-Natura já havia sido iniciada no Brasil a respeito da retomada do BID Pantanal, projeto este que encontra-se paralisado desde 2003. O projeto previa um investimento de US$ 400 milhões em infraestrutura, estudos e saneamento para as cidades da região do Pantanal.

Conforme o presidente e fundado da Pro-Natura Network – Brasil, Marcelo de Andrade, a iniciativa do Governo de Mato Grosso em se unir com entidades representativas em busca de investimentos mostra a seriedade do Estado. “Mato Grosso é como um diamante pouco conhecido. É um estado que tem os recursos naturais maior que a maioria dos países do mundo, uma capacidade de produção e seriedade profissional quase incomparável e agora conta com um governo extremamente sério e crível, com uma equipe muito profissional. Essas são as condições que qualquer investidor internacional busca para investir”.
Imprimir