Imprimir

Notícias / Pecuária

Prêmio Sistema Famato em Campo premiará propriedades de gado de corte exemplos em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

 Propriedades de pecuária de corte em Mato Grosso possuem até o dia 18 de outubro para inscrever-se no "Prêmio Sistema Famato em Campo". A intenção é premiar propriedades consideradas exemplos de manejo no estado. Não podem participar fazendas que utilizam apenas o sistema de confinamento, bem como as que trabalham apenas com gado Puro de Origem (PO).

As inscrições para o Prêmio Sistema Famato em Campo são gratuitas. A ação é uma iniciativa da Federação da Agricultura de Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), dos Sindicatos Rurais e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia mais:
Ministério da Agricultura define produtos prioritários para controle de pragas

De acordo com a Famato, o prêmio será dividido em quatro etapas e podem participar propriedades da pecuária de corte de Mato Grosso que estejam em dia com a Contribuição Sindical.

Na primeira etapa do concurso os pecuaristas devem entrar no site da Famato e preencher o questionário sobre sua propriedade (clique aqui). Na pesquisa o produtor deverá descrever as diferentes experiências desenvolvidas no local.

A Famato explica que após o dia 18 de outubro, quando as inscrições terminam, 14 propriedades serão selecionadas pela comissão organizadora. Serão duas fazendas por cada macrorregião de Mato Grosso. Após a seleção, as mesmas receberão visitas da comissão, de onde seguirão no concurso sete propriedades.

"Dessas propriedades as que possuem exclusivamente o sistema de confinamento e as que trabalham apenas com gado Puro de Origem (PO) não estão aptas a participarem. Isso porque entendemos que esses sistemas são diferenciados e fogem um pouco do nosso objetivo e da aplicabilidade em outras propriedades", pontua o gestor do núcleo Técnico da Famato, Guto Zanata.

As sete propriedades escolhidas serão reconhecidas como exemplo de sucesso na pecuária de corte em Mato Grosso. "O produtor poderá apresentar suas experiências durante o evento Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso, que será realizado em dezembro em Cuiabá", desta Guto Zanata.

Conforme a Famato, dentro das sete propriedades escolhidas duas serão eleitas para apresentar os dados na Universidade Estadual do Kansas nos Estados Unidos.
Imprimir