Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Umidade do ar chega a 18% e Mato Grosso acumula mais de dois mil focos de calor

Da Redação - Viviane Petroli

 Em 16 dias Mato Grosso acumulou 2.381 focos de calor. O volume equivale a 33,2% dos 7.167 focos verificados no mês de agosto em 2014. Entre 1º de janeiro e 16 de agosto o estado registrou 9.011 pontos de calor. A baixa umidade do ar é um dos fatores contribuintes para as queimadas. Em Mato Grosso a taxa de umidade relativa do ar está em 18%.

Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que no Brasil, até o dia 16 de agosto, chegavam a 46.730 o número de focos de calor. Mato Grosso lidera com 9.011 focos, seguido do Maranhão com 6.305 e Tocantins com 4.484.

Ao se comparar com o intervalo de 1º de janeiro a 16 de agosto de 2014 há um registro de 5% de queda nos focos de calor. O ano passado 9.512 focos foram constatados.

Leia mais:
Metade da reserva indígena Marãiwatsédé já pegou fogo este ano
Sindicato acompanha investigação sobre incêndio em madeireira e destruiu todo maquinário

O menor índice de umidade relativa do ar, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, foi registrado em Cuiabá e Várzea Grande de 14%. A Superintendência explica que abaixo de 12% é considerada situação emergencial.

No sábado (15) um incêndio foi registrado na beira da MT-251 de Chapada dos Guimarães. No dia 06 de agosto quatro propriedades rurais no Distrito de Deciolândia, no município de Diamantino, tiveram suas plantações de milho tomadas pelo fogo.

A reserva indígena Marãiwatsédé, principalmente nas áreas próximas à sede do município de Alto Boa Vista (1,1 mil km a Nordeste de Cuiabá), como o Agro Olhar já comentou, também tem sofrido com as ações das queimadas. Cerca de 50% dos 165,2 mil hectares da reserva já pegaram fogo, conforme denúncias das organizações não governamentais (ONGs) Operação Amazônia Nativa (Opan) e Instituto Socioambiental (ISA).
Imprimir