Imprimir

Notícias / Agricultura

Umas das pragas que mais prejudica o algodoeiro, o Curuquerê pode destruir até 30% da lavoura, saiba mais sobre esta lagarta

Da Redação

Com um ataque ‘mortal’ nas folhas do algodoeiro, a lagarta Curuquerê pode destruir até 30% de toda a lavoura. É considerada umas das pragas que mais prejudicam o cultivo do algodão no país, seu ataque começa logo após o período chuvoso e quando não controlada o rendimento e prejuízos podem ser irreversíveis. Saiba mais sobre está praga.

Leia mais:
Agropecuária cresce 4,7% no trimestre e evita queda maior do PIB 
Vazio sanitário começa dia 1º de junho e produtores devem eliminar plantas

A lagarta Curuquerê ataca os limbos das folhas do algodoeiro iniciando pelas mais novas que se apresentam raspadas e em seguida, as medianas da plantas. Quando em estágio mais avançado do ataque, podem prejudicar também os brotos e botões florais das plantas. Seus danos podem acatar em quedas generalizadas das folhas.

De acordo com técnicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para o monitoramento desta praga nas plantações do algodão, os produtores devem se atentar as condições especifica como adequar a fertilidade do solo para promover rápido crescimento das plantas, reduzindo o período de maior vulnerabilidade ao ataque da praga e, manter as plantas em boas condições para que possam recuperar-se dos danos já sofridos.

O manejo para esta praga deve ocorrer no inicio do ataque, uma semana após o crescimento das plantas, e assim que detectada a presença da lagarta nas plantas, logo no começo da fase vegetativa. O uso de inseticidas só deve aplica apenas quando o nível de controle for atingido, para preservar os inimigos naturais da praga.


Imprimir