Imprimir

Notícias / Agronegócio

Plantio da safra de soja chega a 77.8% em Mato Grosso com ritmo abaixo do ano passado

De Sinop - Alexandre Alves

 Os tratores puxando as plantadeiras cobriram 77.8% dos 7.890 milhões de hectares reservados para o cultivo da soja em Mato Grosso, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O porcentual está 8.1% abaixo dos 85.9% atingidos na mesma época, no ano passado.

Os municípios onde os tratores praticamente finalizaram os trabalhos são Lucas do Rio Verde, Vera, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, com 98% de cobertura cada. Sorriso, a “Capital Nacional do Agronegócio”, vem logo em seguida com 97% dos 633.4 mil hectares plantados.

Na esteira dos que estão com o semeio quase encerrado surgem Sinop, Santa Rita do Trivelato e Campo Verde com 95% cada, Tapurah 93%, Nova Mutum, Primavera do Leste, Itaúba e Chapada dos Guimarães com índice de 90%.

Na região Oeste, onde a estiagem atrapalhou a plantio, Sapezal está com 85%, Campos de Júlio 78% e Campo Novo dos Parecis com 73%. No Sudeste mato-grossense, Santo Antônio do Leste marcou 70% na planilha, Jaciara e Juscimeira 67% e, Alto Garças e Alto Taquari 62%.

Na região Araguaia, onde também houve tempo seco em outubro, o ritmo está bem abaixo dos demais, com os municípios atingindo entre 34% em Gaúcha do Norte e 45% em Querência.
Imprimir