Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sema e Indea apreendem 36 caminhões com madeira irregular em nove dias

Da Redação - Viviane Petroli

 Entre os dias 20 e 28 de abril foram apreendidos em Mato Grosso 36 caminhões com madeira irregular durante operação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). A madeira foi apreendida nos postos fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) de Rio Correntes (região de Itiquira) e Alto Araguaia.

De acordo com a Sema-MT, dos 36 caminhões apreendidos três continha carregamento de castanheira, espécie de corte proibido por estar em extinção no país.

Leia mais:
Sema e Ibama apreendem carga de madeira estimada em R$ 3 milhões em Mato Grosso
Demora na aprovação de projetos na Sema prejudicam safra de madeira em Mato Grosso

A operação conjunta entre Sema-MT e Indea teve início no dia 20 de abril. Até o momento foram fiscalizados 653 caminhões e 21,6 mil metros cúbicos, segundo a Sema-MT, de madeira. O volume apreendido equivale a 1.105 metros cúbicos.

Conforme a Secretaria, a maior parte do carregamento que passou pelos postos de fiscalização da Sefaz era proveniente de Mato Grosso e Rondônia. Entretanto, caminhões vindos do Amazonas, Pará e Acre também foram vistoriados. Dos veículos apreendidos a maioria era com carga de Rondônia.

As irregularidades, a maior parte delas, se dividiu entre "transporte de carga com divergência na Guia Florestal (GF) ou Documento de Origem Florestal (DOF) em volumetria ou espécie", destaca o superintendente de Fiscalização da Sema, major da PM Fagner Augusto do Nascimento. “Nós levamos os caminhões para a Delegacia Municipal, juntamente com os motoristas, que vão responder criminalmente e administrativamente”.

A destinação da madeira apreendida caberá a Justiça de Mato Grosso. A Sema-MT revela que a multa aplicada equivale a R$ 300 por metro cúbico.
Imprimir