Imprimir

Notícias / Pecuária

Órgãos ligados à defesa sanitária animal passam por treinamentos em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

 Diversos órgãos ligados à defesa sanitária animal em Mato Grosso passaram por treinamento na última semana para capacitação em Monitoramento e Vigilância de Suínos Asselvajados. Em torno de 20 representantes de diferentes órgãos participaram da capacitação realizada pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

O curso teve como objetivo envolver tais autarquias nesse tipo de monitoramento, atendendo a uma exigência da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Leia mais:
Ganhos no campo em 2015 seguem com previsão de queda, aponta Ministério da Agricultura
Terceirização pode suprir a demanda de trabalhadores no campo que hoje é deficitário

Segundo a Acrismat, participaram do treinamento representantes do Ibama, Embrapa, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes, além de clubes de tiro de Mato Grosso. O treinamento foi ministrado pela pesquisadora e doutora da Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, Virgínia Santiago Silva.

A intenção, revela a Acrismat, com o curso é que os profissionais e caçadores legalizados auxiliem no monitoramento dos suínos asselvajados, colhendo amostra de sangue dos animais selvagens.

“Esse treinamento é de suma importância para atender as exigências da OIE e para o Estado de Mato Grosso avançar ao reconhecimento de zona livre internacional para Peste Suína Clássica (PSC) e não perder mercado internacional da carne suína a longo prazo”, pontua o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira.
Imprimir