Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Setor florestal de Mato Grosso pede regras claras para Portaria 443 para ministra do Meio Ambiente

Da Redação - Viviane Petroli

Representantes da base florestal de Mato Grosso se reúnem na noite desta quarta-feira (11) com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, em Brasília (DF), para solicitar regras claras quanto a Portaria 443, que proíbe o corte, transporte e comercialização de diversas espécies da flora brasileira consideradas 'ameaçadas de extinção'.

O encontro com a ministra Izabela Teixeira está marcado para as 19h de Brasília. De acordo com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), o setor quer apresentar para a ministra como é realizada a atividade florestal manejada em Mato Grosso. O intuito é que haja "o reconhecimento do ato jurídico perfeito que foi a autorização da colheita da madeira concedido pelos órgãos ambientais responsáveis Sema/Ibama".

Leia mais:
Alta carga tributária tira competição do setor madeireiro de Mato Grosso, diz presidente do Cipem
Empresa doa 10 mil mudas de ipês amarelos e adubo para a Prefeitura de Cuiabá e reaproxima Mendes e Eraí Maggi

“O setor florestal atualmente ocupa no ranking a quarta economia do Estado, assim cumprindo uma rígida Lei Ambiental Estadual, congrega 1200 empresas, presente em mais de 40 municípios, gera 100 mil empregos diretos e indiretos e conserva, por meio do manejo florestal, mais de 3 milhões de hectares de floresta. Contudo, com a Portaria 443, se vê obrigado a demitir, fechando postos de trabalho, caso não consiga reverter essa situação o mais rápido possível”, declara o presidente do Cipem, Geraldo Bento.

O presidente do Cipem reforça ainda que caso a situação não seja alterada haverá profundo impacto na economia estadual.

Parlamentares intervém para cumprir Portaria de Ministério

Parlamentares da bancada estadual e federal, como os deputados estaduais Janaína Riva e Oscar Bezerra, também irão participar da reunião com a ministra Izabela Teixeira na noite desta quarta-feira.Os deputados estaduais e federais irão solicitar a derrubada da normativa.

Recentemente uma ação conjunta entre os deputados estaduais Janaína Riva, Oscar Bezerra, Dilmar Dal'Bosco, Pedro Satélite, juntamente com o deputado federal Nilson Leitão e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) garantiu a derrubada da Portaria 029/2015 da Sema-MT para cumprimento da Portaria 443/2014, do Ministério do Meio Ambiente.
 
Imprimir