Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Ibama apreende mais de 1 mil toras; Multa chega a R$ 500 mil

Da Redação - Viviane Petroli

 Cerca de 1.140 toras foram apreendidas na quinta-feira (02) em Marcelândia, na região norte de Mato Grosso, durante a operação "Onda Verde". A multa pela extração ilegal chega a R$ 500 mil. A madeira apreendida será levada para o pátio da Prefeitura de Marcelândia até que seja realizada uma destinação final.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), a operação "Onda Verde" é realizada durante todo o ano no Brasil com o intuito de combater o desmatamento ilegal na Amazônia. No decorrer da operação já foram apreendidas grande quantidade de toras de madeira de várias essências, como jatobá, itaúba, cedrinho e peroba.

Leia também
Emissão de e-GTA começará a funcionar em 180 dias para trânsito de animais

A fiscalização das áreas desmatadas é realizada através de observações realizadas por satélite. O coordenador da equipe do Ibama, que encontra-se em Marcelândia, Altair Luís Gonçalves, ressalta que os satélites são aliados no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.

Em Marcelândia os satélites detectaram espaços abertos com 2,5 metros de largura dentro da mata, o que segundo o Ibama é suficiente para passar um caminhão. Por ser dentro da mata e imperceptível a olho nu as toras foram sendo acumuladas para serem recolhidas no período da noite.
Imprimir