Imprimir

Notícias / Agronegócio

Cooperados podem ter ganhos superiores a 44% aos independentes

Da Redação - Priscilla Vilela

Adesões de pequenos e médios agricultores à cooperativas de Mato Grosso estão sendo incentivadas pela Associação de Produtores de Soja (Aprosoja) para mostrar aos agricultores de pequeno e médio porte, que agregados, eles podem ter ganhos até 44% superiores aos não cooperados.

De acordo com o Valor Econômico, os dados as safra 2010/2011 evidenciam que a rentabilidade dos produtores que adentram a cooperativas tem uma rentabilidade equivalente a até seis sacas a mais por hectare em relação a aqueles que não estão colaborados.

Pesquisa do instituto Vetor mostra que em Mato Grosso, 75% dos produtores adquierem insumos de forma individual, enquanto que 16% por meio de compras coletivas ou cooperativas, gerando uma economia de até 20% comparada aos independentes.

Já em relação a venda da produção, 83% dos entrevistados realizam a comercialização individualmente e apenas 10% utilizam o sistema de condomínio ou cooperativas. O ganho dos cooperados na venda de soja sobre os produtores independentes chegou a 10% na safra 2009/10 e a 4% em 2010/11.

Com os números favoráveis, a Aprosoja em Mato Grosso vem incentivando as adesões ao modelo, através de amostra aos produtores em seminários nos polos de produção. Na quarta-feira (22), o município de Sorriso foi apresentado a proposta.

Imprimir