Imprimir

Notícias / Agricultura

Bollgard II RR Flex promete tranquilidade no manejo de plantas daninhas e proteção contra maiores ameaças

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Disponível para o plantio da próxima safra de algodão em Mato Grosso, a tecnologia Bollgard II Roundup Ready Flex (B2RF), da Monsanto, promete mais tranquilidade e flexibilidade no manejo de plantas daninhas e mais proteção contra as maiores ameaças em lagartas-praga do algodoeiro.

Durante Dia de Campo realizado pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) no último sábado (21), a Monsanto apresentou aos participantes os benefícios da nova tecnologia.

Leia também:
 Frutas e verduras entram na onda dos itens vendidos no comércio eletrônico
Cultivares de algodão lançadas pelo IMA trazem 2ª geração de tecnologia e prometem combate a lagartas

A Bollgard II RR Flex é a combinação da segunda geração do Algodão Bollgard, que combate lagartas, com a segunda geração do algodão Roundup Ready, tolerante ao glifosato.

A tecnologia combate as lagartas Curuquerê-do-algodoreiro (Alabama argilácea), Lagarta Rosada (Pectnophora gossypiela), Lagarta da Maçã (Heliothis virenscens) e Falsa-Medideira (Chrysodeixis includens). Também apresenta supressão (até 98% de controle) dos complexos Helicoverpa spp e Spodoptera spp.

Segundo a Monsanto, esta é tecnologia de algodão mais plantada em todo o mundo. Na Austrália, por exemplo, 96% das lavouras são BGRF, na índia, 78%, e nos EUA, 60%.

Os benefícios apresentados são: redução no desenvolvimento de resistência aos inseticidas; maior eficiência no controle de pragas, maior sobrevivência de insetos benéficos, melhor controle biológico de pragas secundárias, menos demanda de maquinário, redução na contaminação da água, do solo e do ar, redução nos riscos de contaminação do meio ambiente, maior diversidade biológica e sobrevivência de espécies não pragas, redução na compactação do solo, além de maior produtividade. A tecnologia está disponível em variedades lançadas pelo IMAmt para a próxima safra.
Imprimir