Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mato Grosso aparece em 2º no ranking nacional de queimadas; com 11.969 focos

Da Redação - Vanessa Alves

Mato Grosso teve um aumento assustar de números de queimadas, 96% comparando ao mesmo período do ano passado e aparece em segunda posição em ranking nacional ficando atrás apenas do Estado do Maranhão que registrou 15.662 focos de queimadas. O Estado registrou 11.969 focos de calor entre o dia primeiro de janeiro a 31 de agosto deste ano. No ano de 2011 foram detectados 6.097 , segundo satélite AGUA, usando como referencia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Três municípios mato-grossenses contabilizaram mais de 500 focos nos oitos primeiros meses deste ano. A cidade de Feliz Natal aparece em primeiro lugar na lista em números de queimadas com 584 registros, seguido por Colniza e Paranatinga, ambos com 558 focos. Outros municípios como Gaucha do Norte, Campinápolis, Tangará da Serra e Nova Maringá, também aparecem com maiores números de focos de queimadas.

Código Florestal: "posição do governo é clara de vetar a MP", diz ministra Izabela Teixeira
 
Homero faz apelo a líder do PT para que Dilma não vete MP do Código Florestal


Esses números colocam Mato Grosso em estado de alerta, pois apenas durante o mês de agosto foram registrados 6.195 focos de calor. Somente nos cincos primeiros dias do mês de setembro foram detectados 1.451 novos focos. O que vem chamando muito a atenção é que esses registros acontecem em período de proibição das queimadas que vai do dia 15 de junho a 15 de setembro, podendo ser prorrogado, por ser considerado crítico por conta da seca.

Segundo o coordenador executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), Laurent Micol, o problema das queimadas em Mato Grosso é crônico e exige medidas mais contundentes por parte do governo para ser resolvido. “O fogo é um fenômeno cíclico e para combatê-lo é preciso um trabalho de prevenção, monitoramento e, principalmente, responsabilização. Se olharmos a lista dos municípios que mais queimam percebemos que há pouca mudança de um ano para outro. A atuação tem que focar nessas regiões, onde a punição efetiva terá um importante efeito didático”, com conclui Micol.
Imprimir