Imprimir

Notícias / Ecologia

Projeto ‘Adote um Terreno’ muda cenário de lugares abandados com plantações de girassóis em Rondonópolis

Da Redação - Vanessa Alves

Com intuito de melhorar o cenário e a saúde do meio ambiente, a Secretária de Meio e Ambiente e empresários de Rondonópolis estão firmando parceira para limpar e plantar girassóis e outras culturas em terrenos baldios da capital. O projeto foi denominado ‘Adote um Terreno’ e tem o objeto melhorar ecologicamente o meio ambiente em locais abandonados com matos e lixos acumulados provocando risco à população.

Leia também
Cerca de 40 mil alevinos são soltos em rios de Mato Grosso
Gado é o principal vilão do desmatamento; Extração de madeira e agricultura aparecem em seguida

O primeiro local a ser transformado pelo projeto foram dois terrenos próximos ao Horto Florestal, que recebeu plantações de girassóis que atualmente chama muito a atenção dos que passam pelo local. O dono dos terrenos, o empresário e ex-presidente do Sindicato Rural, Miguel Weber firmou parceria junto ao secretário da Pasta da Secretária de Meio Ambiente, Lindomar Alves para executar o projeto.

De acordo com o secretário Lindomar Alves, o projeto agora irá sensibilizar outros empresários para tomar iniciativa para parcerias futuras. Segundo ele, a secretária está à disposição de empresários donos de áreas abandonadas e que posam então ceder o espaço para plantio de girassol ou de qualquer outra cultura para dar outro aspecto á cidade.
O local, onde foram plantados os girassóis, hoje serva para pista de caminhada para a população, pois também foram feitos calçadas entorno do lugar. Para o secretário, esse projeto irá traz belezas naturais e produzir alimentos para os pássaros ou até mesmo à população. Esse projeto irá servir de modelo para novas ações ecologicamente viáveis.

Perigo ao Meio Ambiente

Segundo o secretário de meio ambiente, os terrenos baldios são de responsabiliza de dos proprietários. Os matos crescem muito no período das chuvas trazendo risco para a população, pois servira para criadouro de animais peçonhentos e insetos, alem de tornar um risco para a segurança pública. Nas secas também há um período com as queimadas, causando doenças respiratórias.
Imprimir