Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Código Florestal: "posição do governo é clara de vetar a MP", diz ministra Izabela Teixeira

De Brasília - Vinícius Tavares

A ministra do meio ambiente Izabela Teixeira anunciou que o governo tem a clara intenção de vetar artigos da Medida Provisória (MP) 571/2012 que atualizam pontos vetados pela presidente Dilma Rousseff à Lei que instituiu o Código Florestal. A MP está na pauta da Câmara mas não há acordo entre s líderes para sua aprovação.

Durante cerimônia em comemoração aos cinco anos do Instituto Chico Mendes para preservação da Biodiversidade (ICMBio), nesta quarta-feira (5.9), em Brasília, Izabela comunicou que vai aguardar definição do Congresso Nacional quanto à aprovação da proposta.

"A posição do governo é muito clara que é de vetar a Medida Provisória. O Congresso no seu diálogo, resolveu provocar algumas manifestações. O governo sempre quis dialogar com o Congresso, e as informações que eu tenho é que as lideranças estão encaminhando os arranjos para a votação. Não tem problema nenhum em discutir isso (veto)", declarou.

Segundo a ministra, a discussão no governo sobre os rumos do novo Código vai acontecer depois de esgotado o debate no Congresso Nacional.

"Nós vamos primeiro deixar votar na Câmara, depois no Senado. O governo vai dialogar no Senado também, se necessário. Ao retornar ao governo, vamos avaliar como governo. Nós não temos posição do Ministério A, B ou C. Temos sempre a posição do governo que resultou na edição da Medida Provisória que a presidente Dilma encaminhou ao Congresso", conclui.

Líderes ruralistas e ambientalistas tantam costurar um acordo para votar ainda nesta quarta-feira o Código Florestal. Eles entendem que não haverá tempo hábil para apovar na Câmara e depois no Senado antes do dia 8 de outubro, data em que a medida perde sua validade.
Imprimir