Os 10 anos do Programa de Compliance e Integridade foram celebrados pela Ausec nesta sexta-feira (28), em um evento que reuniu colaboradores, fornecedores e clientes - como Amaggi, Inpasa, FS Bioenergia, Louis Dreyfus, Ginco e Concessionária Nova Rota do Oeste, além de autoridades como auditores e o controlador-geral do Estado, Dr. Paulo Farias. A programação também contou com a palestra do advogado e especialista em compliance Matheus Cunha, referência nacional na área.
Leia também
Aprosoja MT lança Anuário 2025 que reúne pautas estratégicas de políticas agrícolas e ações institucionais
Em discurso, Wagner Figueiredo destacou que o aniversário do programa simboliza “um marco que nos enche de orgulho”, lembrando o pioneirismo no estado de Mato Grosso, quando o tema ainda era pouco debatido no ambiente corporativo.
Segundo ele, o primeiro passo foi modesto, mas demonstrou a seriedade e comprometimento de todos da empresa, pois são as “Pessoas que dão vida aos valores da Ausec”, afirmou, ressaltando o papel dos colaboradores na consolidação da cultura ética.
Wagner também enfatizou que um programa robusto de compliance demanda investimento, tempo, dedicação e ferramentas, mas não deve ser visto como custo. “Trata-se de um patrimônio chamado integridade”, disse. Ele celebrou ainda a recente conquista do certificado Empresa Limpa do Instituto Ethos, obtido em outubro, como prova de que “transparência não é um slogan, mas um princípio”.
A presença do controlador-geral do Estado reforçou a importância institucional do momento. Para Paulo Farias, a trajetória da Ausec é exemplo para o setor privado. “Não tenha dúvida que a Ausec hoje é um exemplo a ser seguido e uma referência em integridade privada dentro de Mato Grosso”, declarou.
A programação contou ainda com a palestra de Matheus Cunha, advogado, diretor acadêmico da LEC e ex-secretário adjunto do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção do Estado, responsável por implementar o primeiro programa de integridade no setor público em Mato Grosso.
Em sua apresentação, Matheus reforçou que ética e integridade ainda são valores ausentes em diversos ambientes da sociedade, e que a cultura organizacional se constrói ao longo do tempo, como mostra a jornada de uma década da Ausec. Ele contextualizou a evolução da agenda de compliance no país a partir da Lei Anticorrupção (2013) que acelerou o avanço dos Programas de Integridade.
O palestrante também compartilhou uma memória pessoal: quando atuava na gestão pública, a Ausec foi uma das primeiras empresas a procurá-lo para apresentar o seu programa de compliance, demonstrando pioneirismo no setor privado mato-grossense.
Ao final, o evento reforçou a mensagem central dos 10 anos do Programa de Compliance da Ausec: a escolha de fazer o certo mesmo quando o caminho é mais difícil; a escolha de ser uma empresa que entrega tecnologia, mas que também entrega exemplos.