Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

novo sistema

Suinocultores criam comitê visando aprimorar defesa sanitária

Foto: Reprodução

Suinocultores criam comitê visando aprimorar defesa sanitária
Questões de ordem sanitária no âmbito da criação de animais sempre preocuparam todos os envolvidos no processo – criadores, veterinários, secretários de Pecuária, presidentes de associações e etc. 

No intuito de se armar da maior quantidade de garantias no que diz respeito à atividade suinícola, a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) criou o Comitê Sanitário de Suideocultura de Mato Grosso (CSSMT), pensado para agir como uma ferramenta de fortalecimento do sistema sanitário.

Abertura de mercado uruguaio para suinocultura de MT amplia possibilidade de ganho
Uruguai se destaca, mas Rússia continua principal mercado

De acordo com a assessoria da Acrismat, o CSSMT busca propor medidas e ações direcionadas à proteção e ao aprimoramento das práticas de defesa sanitária da suinocultura. O presidente da associação, Paulo César Lucion, disse que o comitê vai subsidiar o Comitê Estadual de Sanidade Suídea – Coessui/MT com diversas demandas, além de desenvolver e efetivar programas de sanidade, considerados fundamentais para que o Estado possa atingir novos mercados.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), Verton Silva Marques, o Comitê demonstra para a sociedade e para o segmento em geral que o setor produtivo está organizado, que os suinocultores estão se antecipando, preocupados com a sanidade e qualidade de rebanho.

Benefícios
A preservação da qualidade sanitária do rebanho de suínos e o potencial aumento da competitividade do produto no mercado internacional, o alinhamento de práticas de defesa sanitária, discussão das principais ações que devem ser tomadas na prevenção e controle da saúde dos plantéis mato-grossenses e o traçado que eventualmente será realizado por técnicos que atuam nas diversas empresas e propriedades, de forma a dar subsídio para os órgãos oficiais será passo importante para a sanidade dos suínos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet